Estreia da semana: MICHELLE E OBAMA (Southside with you)

michelle-e-obama

Um grande mérito de Michelle e Obama é cumprir exatamente o que diz na propaganda: ser um registro do primeiro encontro do casal. E o faz com charme e elegância.

Os atores Tika Sumpter e Parker Sawyers encarnam com convicção seus personagens e nos brindam, sob a batuta do diretor Richard Tanne, com hora e meia de um filme com jeito de novela das seis, pela leveza, sem, contudo, ser ingênuo. Está lá o casal que começa mal o relacionamento, com algumas divergências, investidas e recusas, mas que acaba sucumbindo à atração que um sente pelo outro. Sedução que se ancora numa conversa inteligente, com ataques e defesas, com provocações e respostas, questionamentos e auto-crítica.

Os jovens advogados que passeiam pelo Southside de Chicago naquele verão de 1989 são suficientemente inteligentes e simpáticos para seduzir também a plateia. Vá lá, em alguns momentos os diálogos podem soar um tanto, digamos, didáticos demais, especialmente na igreja onde acontece a reunião de membros da comunidade negra, motivo do encontro do casal. Mas o conjunto da obra é muito agradável e convincente o bastante para prender a atenção do espectador.

Enquanto percorrem um roteiro que inclui uma exposição de arte, o cinema de Spike Lee, parque, sorvete, os futuros ocupantes da Casa Branca discutem sobre política e religião, família, drogas e especialmente racismo, ou como é ser negro (e no caso dela, mulher negra) numa sociedade dominada por brancos.

A fotografia caprichada aposta na profundidade de campo, destacando os dois protagonistas do fundo da cena. Afinal, como em Antes do Amanhecer (Richard Linklater,  1995), o filme é eles.

Não saia apressadamente do cinema. Os créditos brindam a plateia com belas obras do artista afro-americano Ernie Barnes, um dos elos que une o casal nesse dia especial em Southside. E a música também justifica aquela esticadinha na poltrona enquanto as luzes vão se acendendo.

Coincidências da vida, assistir ao filme no dia do anúncio da vitória de Donald Trump certamente teve um significado especial.

MICHELLE E OBAMA  (Southside with you) – EUA, 2016, 84 min

Direção e roteiro:  Richard Tanne

Elenco: Parker Sawyers, Tika Sumpter, Taylar Fondren, Vanessa Bell Calloway

Drama – 12 anos

Data de lançamento: 08/12/16

Links: https://www.imagemfilmes.com.br/principal/filme.aspx?filme=164644&titulo=michelle-e-obama

http://www.imdb.com/title/tt4258698/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: