FÚRIA EM ALTO MAR (Hunter Killer)

FURIA EM ALTO MAR - russo

Filmes de ação, westerns, comédias românticas, e outros tantos gêneros, são recheados de clichês, todo mundo sabe. Portanto, não cabe reclamar que Fúria em Alto Mar também seja. Mas o filme dirigido por Donovan Marsh é honesto, qualidade imprescindível. Não promete nada além de entretenimento, com algumas boas cenas de ação, doses de suspense e belas imagens do Ártico. Oferece ainda umas pitadas de reflexão sobre valores humanos.

O espectador já embarca desde o primeiro minuto no mundo submerso e gelado do Mar de Barents, onde desliza um submarino nuclear norte-americano, pouco antes de ser atingido por um míssil. Um submarino russo também é atingido na região e alertas começam a pipocar nas mesas de controle das superpotências, eternas rivais, EUA e Rússia. E como há controle! Todos vigiam todos, cada movimento por terra, ar e mar.

A missão de investigar o que está acontecendo sob as grossas camadas de gelo do Ártico cabe a um Comandante fora dos padrões convencionais: Joe Glass (Gerard Butler, com suas caras e bocas, mas até que convincente). Recrutado enquanto caçava na Escócia, Glass assume o comando do USS Arkansas, estabelecendo com sua tripulação um relacionamento que mescla o estilo durão com toques de irreverência e humor, destacando sempre a seus subordinados que não é uma cria de Annapolis (referência à prestigiada Academia Naval que prepara oficiais da Marinha nos EUA).

FURIA EM ALTO MAR - grupo

No centro da trama está um golpe de Estado capitaneado pelo Almirante Durov (Michael Gor), que sequestra o presidente russo Zakarin (Alexander Diachenko), assumindo o controle do país. O roteiro não investe neste aspecto da trama, centrando a ação na operação de resgate do presidente traído. Vá lá, se esta não é a proposta do longa. Mas o que não dá mesmo para perdoar é o presidente russo conversando em inglês com seu ministro. Dá aquele banho de água fria, ou melhor, gelada. Ouve-se o belo idioma russo apenas em conversas de fundo de cena, com pelos marinheiros e soldados, sem legendas.

Como filme de ação, o roteiro cumpre bem seu papel, mantendo aceso o interesse do espectador, felizmente sem aquela edição frenética, recheada de muito barulho de explosões, tiros e socos que costuma caracterizar o gênero. Não falta testosterona, com fortões equipados com a mais alta tecnologia, se infiltrando em território inimigo, mas a trama é pontilhada aqui e ali com situações de suspense e alguns diálogos que remetem mais a algum conhecimento de política internacional do que somente a músculos.

FURIA EM ALTO MAR - Mystic

Um pouco além dos noticiários da CNN ou da Globonews, há referências à Crimeia e à Síria, ao posicionamento da 3ª Frota no Atlântico Norte, à NSA (WikiLeaks). Menção também a algumas práticas de espionagem, de ética duvidosa, que recorrem a agentes invisíveis, peças com aval para matar que, se “desativadas”, simplesmente desaparecem (como a Nikita do longa francês, de Luc Besson).

Há os indefectíveis russos mal encarados, uma mulher como presidente, o oficial de patente inferior (o ator e rapper Common) com sacadas mais inteligentes que seu superior. E as trocas de farpas e olhares entre os que querem sempre mandar bala e os que pretendem, a todo custo, evitar a guerra (no caso, a 3ª Mundial).

FURIA EM ALTO MAR - Common

Tem também um breve discurso humanitário e elogios recíprocos entre Glass e o comandante russo (vivido por Michael Nyqvist, ator sueco falecido ano passado). Algumas conexões superficiais, bem superficiais, podem ser estabelecidas, em alguns momentos, com Ponte dos Espiões (Spielberg, 2015) e o cult O Encouraçado Potemkin (Eisenstein, 1925).

O longa de Marsh não chega ao patamar dos filmes citados, mas  tem seus méritos. E os fãs de batalha naval vão amar.

FÚRIA EM ALTO MAR (Hunter Killer)

EUA, 2017, 121 min

Direção: Donovan Marsh

Roteiro: Arne Schmidt e Jamie Moss (a partir do romance Firing Point de George Wallace e Don Keith).

Elenco: Gary Oldman, Gerard Butler, Common, Caroline Goodall, Michael Nyqvist,

Gêneros: Ação – Suspense

Inadequações: Violência

Site oficial: https://hunterkiller.movie/
Imagem Filmes: https://www.imagemfilmes.com.br/filmes/164524/furia-em-alto-mar
IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1846589/?ref_=nm_flmg_dr_2
Facebook: https://www.facebook.com/HunterKillerMovie/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: