A MELHOR ESCOLHA (Last Flag Flying )

a melhor escolha caixão

Perdoem o trocadilho, mas A Melhor Escolha é sem dúvida uma ótima escolha para quem está a fim de pegar um cinema que seja diversão, mas não apenas. Larry (Steve Carell), Sal (Bryan Cranston, indicado ao Oscar por Trumbo) e Mueller (Laurence Fishburne), três ex-companheiros que serviram no Vietnã, levam o espectador por uma jornada instigante e divertida, recheada de comentários ácidos sobre instituições, como Igreja e Forças Armadas, e dando suas alfinetadas na paranoia coletiva sobre terroristas.

O que reúne esses três improváveis amigos, um dia ligados pela brutal experiência da guerra, 30 anos depois de lutarem na selva vietnamita e que seguiram caminhos totalmente diferentes, é uma nova e delicada missão: o enterro do filho de Larry, um jovem marine morto na guerra do Iraque. Larry vai em busca dos ex-companheiros para que compartilhem com ele aquele momento doloroso. Mas as coisas não acontecem exatamente como se poderia esperar de um funeral assim.

A cerimônia cercada de pompa no cemitério militar de Arlington, repleta de louvores ao (suposto?) heroísmo daqueles que morreram em combate e onde um oficial de alta patente recita um texto decorado, tem uma reviravolta. Escolhas têm de ser feitas e as diferentes personalidades dos amigos vão apontar caminhos divergentes.

a melhor escolha rindo

E no desenrolar dessa história, despontam momentos preciosos entre os amigos, desde lembranças do convívio na guerra a descobertas sobre os novos aparatos tecnológicos, onde se mesclam dor, confissões e muitas risadas. As piadas e gargalhadas entre aqueles homens maduros, numa típica conversa de veteranos, recheada de lembranças, podem ser entendidas também como uma defesa contra as amargas e chocantes memórias de uma guerra.

Last Flying Flag tem origem no livro de Darryl Ponicsan (que co-assina o roteiro), mesmo autor de The last detail, história que chegou às telas pelas mãos de Hal Ashby em 1973, batizado aqui como A Última Missão. Ambos road-movies que levam homens de farda por uma jornada improvável, por estradas físicas e imateriais.

Falar de guerra do Vietnã leva qualquer cinéfilo a pensar em Apocalypse Now, obra prima do F.F.Coppola, de 1979, como a referência ao uso de morfina, que o próprio Estado fornece e outras tantas estratégias às quais os donos das guerras recorrem para manter seus soldados focados no objetivo de matar o “inimigo”, crendo na sua missão de salvadores do mundo. “E pensar que hoje os americanos vão passar férias no Vietnã”, comenta um deles.

a melhor escolha larry sentado

Steve Carell/Larry, silencioso, embora seja o eixo em torno do qual a história gira, se posiciona num segundo plano, mas de modo algum apagado. Sua contenção é sua presença. Bryan Cranston/Sal brilha como o sujeito irreverente, beirando o irresponsável, mas o motor que faz aquele encontro, e não só o contexto do funeral em si, avançar para além da fronteira do convencional. O pastor Mueller de Fishburne é o ponto de equilíbrio, mas que também embarca na ousada aventura de confrontar normas e rituais cimentados numa cultura assentada na criação de heróis.

a melhor escolha 2 café

Linklater acerta mais uma vez ao cruzar trajetórias pessoais com a História, num roteiro que aposta na inteligência e na informação do espectador. Como em Boyhood, acompanha a jornada de descobertas e crescimento (homens já crescidos também têm o que aprender) desses três indivíduos, com suas particularidades, numa narrativa que flui sem tropeços por emoção, humor, reflexão. E traz um desfecho que, numa leitura apressada, pode sugerir uma contradição, mas na verdade revela o amadurecimento de quem não confunde o valor do soldado que morre, com as mentiras que o sistema, que aqueles que vivem a guerra à distância, seguros em seus gabinetes, mandam contar.

E ainda tem a música de Bob Dylan. Acho que Mr. Trump não vai gostar.

A MELHOR ESCOLHA (Last flag flying)

EUA, 2017, 125 min

Direção: Richard Linklater

Roteiro: Richard Linklater, Darryl Ponicsan

Elenco: Steve Carell, Brian Cranston, Laurence Fishburne, Dontez James, Yul Vazquez

Trailer e fotos: https://imagemfilmes.com.br/filmes/164737/a-melhor-escolha

http://www.imdb.com/title/tt6018306/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: